PERDÃO O EXERCÍCIO DA MISERICÓRDIA

Perdão O Exercício Da Misericórdia




















Perdão deve estar no centro de nosso viver cristão. Na verdade não temos problemas com o conceito; é fácil falar sobre perdão. Praticar é que é difícil:
  • Guardamos ressentimentos "justificativas";
  • Ficamos procurando sinais de arrependimento "verdadeiros"
  • Relembramos aos outros da sua necessidade de arrependimento antes que lhes perdoemos.
  • Muitas vezes somos como os fariseus que eram rápidos em achar faltas nos outros.


Quando uma pessoa vem nos pedir perdão, temos a OBRIGAÇÃO de perdoá-la e exercer misericórdia, não importa quão grave tenha sido o seu pecado ou quantas vezes ela já tenha errado conosco (Mt 18.21).21 Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? 22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete

  O principal ingrediente do perdão é o amor "O ódio suscita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões (Pv 10.12)". Muitas vezes, é necessário perdoar por vontade, dando tempo ao tempo para que os sentimentos sejam trabalhados e as feridas sejam curadas.

 O perdão começa quando tiramos de nossa mente as ofensas passadas. 

  

Perdão 


  • É conceder a remissão de qualquer ofensa ou dívida; desistir de qualquer reivindicação.
  • Assim como Deus concede perdão livremente, devemos conceder o perdão livremente também, sem exigir pagamento pelo perdão.


    O verdadeiro perdão exige meditação e planejamento. Perdão é o desejo de buscar novas soluções, encontrando um caminho que não seja nem o nosso, nem o dos que nos ofenderam, mas um que seja mutualmente aceitável.

 A busca pelo perdão nos liberta para recebermos a misericórdia de Deus "Exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao SENHOR do que sacrifício (Pv 22.3)"

Quando exercemos misericórdia por meio do perdão, Deus derrama sua bênção sobre nós. Perdoar faz bem a nós mesmo "O homem bondoso faz bem a si mesmo (Pv 11.17a)".
      

   1-   Perdoar é um mandamento de Deus. Se perdoamos, somos perdoados (Mt. 6.14,15). 
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas


     2-       O não perdoar nos mantém em escravidão (Mt 18.23-35).

 23 Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos. 24 E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25 Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. 26 Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. 27 E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. 28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. 29 Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. 30 Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida. 31 Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera. 32 Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; 33 não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? 34 E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida. 35 Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.

  • Queremos ser perdoados, no entanto, retemos as ofensas daqueles que nos tem ofendidos.
  • Queremos julgamento para os outros, mas misericórdia para nós.
  • A falta de perdão pode ter como resultado doenças físicas e mentais.
  • A falta de perdão é uma base para formação de fortalezas demoníacas.
  • A falta de perdão prejudica aquele que se recusa a perdoar, bem como o não perdoado.

       3-     A falta de perdão bloqueia as promessas de Deus (Mt5.23,24; Mc. 11.25)

Mateus: 23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.

Marcos: 25 E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.


  • Deus nos instruiu a perdoar nosso irmão antes de orarmos.
  •  Se nós ofendemos nosso irmão  devemos iniciar o processo de perdão.
  • Se nós fomos o ofendido também devemos iniciar o processo de perdão.
  • Não permita  que o inimigo construa uma parede de "falta de perdão" em seu coração.


 Tudo isto que está escrito é muito profundo e bonito de se ver. Porém, não é fácil de se colocar em prática. Pois, não é fácil perdoar quem aos nossos olhos não merece perdão. Mais difícil ainda, é perdoar uma pessoa que não se arrependeu do seu pecado. No entanto, não depende se gostamos ou não. Perdão é um mandamento e cabe a nós obedecermos. Se realmente queremos ser perdoados por Deus esta é a única forma. Sendo assim: perdoe.



Você já parou para pensar porque o nome Perdão é perdão? 

Bem, eu estive pensando sobre esse nome e eu cheguei a uma conclusão. Perdão é perdão, porque muitas vezes aos nossos olhos humanos nós perdemos por pedir perdão.

 Porque, se ganharmos alguma coisa não seria perdão e sim ganhão rsrs. Exemplo: no momento em que estamos com a razão e temos que pedir perdão, isto nos parece injusto e humilhante. Mas com olhos espirituais sabemos que quem é humilhado será exaltado. No entanto, mesmo assim não é fácil.

 Como perdoar alguém que deveria nos pedir perdão e não pede por orgulho ou pela dureza do coração? Uma coisa eu sei, que mesmo não sendo fácil se quisermos viver um relacionamento verdadeiro com Deus e se quisermos nos sentir livres do fardo de carregar uma pessoa em nossos ombros,  devemos nos humilhar e pedir perdão. Até mesmo por algo que muitas vezes não fizemos. Tendo uma certeza que o nosso Pai o Eterno, o Todo Poderoso, que tudo sabe e tudo ver, é justo, fiel e verdadeiro. E é por Ele e para Ele que devemos fazer o nosso melhor aqui nesta terra.


  "a prática do perdão é nossa mais importante contribuição para a cura do mundo Marianne Williamson".


 Lembre-se que perdoar nos fará muito bem, e nos fará uma pessoa mais forte. "Pois, aquele que é a própria Justiça, fará o devido curativo em nossos corações. Nos trará o dobro de alegrias para cada tristeza que enfrentamos".

Comentários

  1. Acredito que o mais dificil no perdao é qdo temos que perdoar alguem que nao acha que fez nada de errado, que nao reconhece que fez algo muito grave, e continua fazendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Meu casamento restaurado em 50 dias

CONEXÃO: AMOR E RESPEITO

O PODER DA PALAVRA